top of page

instante-já

Tudo o que acontece no cérebro se inicia a partir de células conhecidas como neurônios. De um neurônio para outro há, em muitos casos, pequenos vãos, preenchidos por substâncias químicas liberadas a cada disparo de um impulso elétrico. São eles que influenciam a produção de imagens provenientes dos sentidos humanos e do fluxo dos nossos pensamentos.

 

Como captar o instante de um acontecimento? Quais imagens se constroem neste instante? É possível dançar uma imagem antes mesmo de conseguir nomeá-la?

 

Estes foram alguns disparadores para a criação de instante-já, nome que tem inspiração na obra Água Viva da escritora Clarice Lispector, nas poéticas que refletem sobre a passagem do tempo e que, neste contexto são contaminadas por ideias relativas à percepção, memória e produção de imagens, presentes no universo das ciências cognitivas. O curso deste desejo de dançar o instante-já se aprofundou a partir do encontro de Marcus Moreno com a artista uruguaia Andrea Arobba, por meio da imersão em materiais criativos levantados ao longo de uma residência artística realizada no Centro de Referência da Dança (CRDSP). Este é um trabalho que tem sua origem no encontro: com o tempo, com o espaço, com diferentes corpos, com maneiras distintas de fazer dança. Um solo construído por muitas presenças, em muitos instantes.

 

O ar é o não lugar onde tudo vai existir (C.L.)

Ficha Técnica

Concepção e Dança: Marcus Moreno

Colaboração Artística: Andrea Arobba (GEN)

Criação de Luz e Espaço Cênico: Hernandes de Oliveira Trilha Sonora Original: Antonio Porto

Pesquisadores convidados do Ciclo Presentificar: Ivan Hegen, Jussara Miller, Paula Petreca, Virgínia Souza e André Cravo Fotos: Silvia Machado

Design Gráfico: Ruth Alvarez

Registro em Vídeo: Nome Filmes Assessoria de Imprensa: Elaine Calux

Audiodescrição: Daniella Forchetti | Música e Movimento Assistente de produção e mídias sociais: Juliana Vinagre Produção Executiva: Cristiane Klein

Direção de Produção: Dionísio Produção

 

Obra criada em 2019 com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

*Indicado ao Prêmio APCA Dança nas Categorias: Estreia do ano e Prêmio Técnico para Luz e Espaço Cênico de Hernandes de Oliveira.

Agradecimentos: Thaís Franco, Ângela Nolf, Luciana Bortoletto, Simone Alcântara e demais membros da Comissão de Seleção do Fomento, equipe do Núcleo de Fomentos da SMC, Talita Bretas, Mauricio Flórez, Jorge Garcia, Kéroly Gritti, Marlon Rossiti Florian, Valdir Rivaben, Christina Belluomini e equipe do Núcleo Luz, Semana das Artes do Corpo da PUC-SP, equipe do Aqui Ali Dança e Cultura/Palacete Tereza, equipe do Centro de Referência da Dança (CRDSP), GEN Arte y Ciencia.

bottom of page